domingo, 29 de abril de 2012

sábado, 28 de abril de 2012

O tetra é nosso

Foto - Ricardo Junior / Global Imagens


O FC Porto conquistou hoje o tetra-campeonato em andebol, igualando o Sporting em nº de campeonatos conquistados, mais uma modalidade em que o clube vai demonstrando a sua hegemonia. Parabéns aos jogadores e à equipa técnica.

domingo, 22 de abril de 2012

One down, three to go...

Com uma vitória importantíssima frente ao Beira-Mar, este Porto chega a três jornadas do fim com 4 pontos de avanço sobre o segundo classificado, ninguém o poderia prever há algumas semanas atrás, nem o mítico Zandinga nos seus melhores dias....

Confesso, que dos 4 jogos em falta, este era o que me causava mais apreensão, não pelo seu grau de dificuldade, mas sim exactamente pelo oposto e pelo histórico desta equipa durante a época em que perdemos pontos com equipas 'menores', apenas porque os jogadores do alto dos seus egos as desconsideraram e o resultado foi o que se viu.

Ontem, viu-se, principalmente na segunda parte, uma equipa rápida, confiante  e com boas jogadas de entrosamento e ataque. Um Hulk com rasgos de super-herói a que temos que perdoar a gula e egocentrismo  que frequentemente apresenta na área do adversário.

5 pontos é o que falta para assegurar o bi-campeonato, e isto na pior das hipóteses em que os adversários ganham todos os jogos, digam-me lá se não acreditam, eu acradito !

terça-feira, 17 de abril de 2012

3 décadas a infernizar a vida dos outros...

30 anos é muito tempo, é uma vida, e foi a sua que Pinto da Costa dedicou ao seu clube de coração, para torná-lo forte, competitivo e motivo de orgulho de Portistas e Portuenses, há 30 anos chegou a um clube orgulhoso mas desorganizado e deprimido, com escassos títulos para tantos anos de história, com dificuldade em vencer em terrenos a sul do Mondego e regional como os nossos rivais tanto gostam de o caracterizar e tornou-o no que é hoje, o melhor clube Português, e uma referência a nível Europeu e Mundial. 

Três décadas a lutar contra interesses instalados, e vitórias decretadas por lei, Pinto da Costa sobreviveu a inúmeras batalhas, a dezenas de rivais, à perda de um amigo visionário que juntamente com ele iniciou esta aventura, a paixões inconvenientes e a ataques covardes para o descredibilizar e afastar do leme do seu clube. Mas, mesmo um homem tão especial como o nosso presidente  muito dificilmente poderia gerar consenso entre todos os adeptos portistas, ninguém é perfeito, e Pinto da Costa decerto também não o será, teve atitudes e declarações criticáveis e cometeu o erro de misturar a sua vida pessoal com a do clube, mas de entre os defeitos que lhe podemos apontar, as virtudes sobressaem de uma forma tão evidente como as vitórias do FC Porto nos últimos anos. 

Os próximos 30 anos poderão não ser tão empolgantes como os últimos 30, pois a vida é feita de ciclos, mas decerto que continuarão a ser risonhos pois as bases estão criadas e o sucessor do nosso presidente tem o trabalho imensamente facilitado. 


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ah! Grande Pinto da Costa



João Trigueiros em
http://www.maisfutebol.iol.pt/gil-vicente/gil-vicente-benfica-pinto-da-costa-joao-trigueiros-meirim/1339966-1462.html

«Eu não sou portista, tenho até uma costela de benfiquista, mas simpatizo muito com o senhor Pinto da Costa. Ele gosta do Gil. É um grande presidente. Fez do F.C. Porto um clube conhecido a nível mundial. Mas como eu tenho aquela costela benfiquista um dia disse-lhe: Eu muito gostava que você fosse presidente do Benfica. Fazia do Benfica o melhor clube do mundo!. Sabe o que é que ele me disse? Eu também gostava...em 24 horas dava cabo daquilo.»

segunda-feira, 9 de abril de 2012

E partantos as pilhas acabaram...

Estava à espera do desfecho do jogo de hoje para escrever alguma coisa sobre esta jornada e posso-vos dizer que a coisa correu muito melhor do o que eu estava à espera. Um jogo do Porto em Braga à Porto, com atitude, garra e querer, extremamente bem disputado,sem casos, um dos melhores, senão o melhor jogo deste campeonato em que a vitória ficava bem a qualquer uma das equipas, mas em que o Porto ganhou com um ponta-de-lança chamado Hulk.

Hoje o Sporting de Sá Pinto bateu o rolo compressor, por acaso este Sporting faz-me lembrar o Porto desta época, é capaz do melhor e do pior, mas nesta noite foi melhor, muito melhor que o adversário e ganhou com inteira justiça, ao rolo compressor acabaram as baterias e estão a pagar o preço pelo tipo de jogo que praticaram durante toda a época, se a isso juntarmos um árbitro que cumpra as regras do jogo, o rolo torna-se um rolinho banal.

Apesar desta evidência o mestre da táctica, na conferência de imprensa, argumentou, como não poderia deixar de ser, ou não fosse treinador daquela equipa, que a culpa foi da arbitragem e de um penalti não assinalado a favor da sua equipa, nada a que não estejamos todos habituados. Mas o que mais gostei, ao ouvir a conferência na TSF foi a pergunta de um jornalista Brasileiro pelo que percebi do jornal Impacto, que colocou uma pergunta ao Jesus mais ou menos nos seguintes termos: Que ele, Jesus, se queixava de um penalti por assinalar, mas que no jogo que o Benfica disputou com o Braga também ficou por assinalar um a favor dos Minhotos, e que no final do campeonato os erros e benefícios dos árbitros tendem a anular-se. 
Ora, esta pergunta caiu que nem uma bomba, dou os meus sinceros parabéns a este Jornalista com J grande pela sua coragem e tomates em colocar esta questão, características que os seus medíocres, tristes e complacentes colegas Lusos não possuem. 
É triste, mas é verdade, teve que vir um jornalista estrangeiro para colocar o dedo na ferida e perguntar o que deve ser questionado, sem receios e sem hesitações, obviamente que a besta ao lado do Jesus do cimo da sua prepotência e arrogância teve logo que desconversar e colocar entraves à pergunta e o mestre da táctica seguiu a mesma bitola acabando por murmurar que não falava de jogos passados. 

Conclusão, estamos a 4 pontos do segundo classificado e temos tudo, mas mesmo tudo para sermos Campeões. Esta jornada 26 foi uma maravilha, acho que vou apostar este número no euro-milhões.