quarta-feira, 14 de março de 2012

100%


Ao ler um excelente post no Porta19 sobre uma situação ocorrida há uns anos atrás no estádio das Antas, muito bem recordada pelo Jorge, veio-me à mente algumas linhas que li em blogs Ingleses afectos ao Chelsea pela altura da saída do André, encontrando alguns paralelismos com a situação do actual treinador do Porto.

É verdade que a SAD cometeu um erro crasso no início da época ao não acautelar a saída do Falcao e que a saída do André aconteceu num momento crucial da época, também é um facto que por várias vezes o treinador teve más decisões no escalonamento da equipa e só isto explica os maus resultados que a equipa tem acumulado, mas não explica tudo, e não explica principalmente o que se passou no último jogo e em outros tantos ao longo da época em que a equipa não funcionou durante meia parte, o que nos valeu a perda de preciosos pontos.

Existem muitos Portistas que estão contra o treinador, e que o consideram o único responsável pelos maus resultados da equipa de futebol, mas nesta situação em concreto apenas o poderão culpar por não conseguir motivar os jogadores, mas pergunto eu, será que o treinador tem a obrigação de motivar os jogadores ? Eu acho que não, os jogadores profissionais de futebol são das pessoas mais privilegiadas na nossa sociedade, têm um emprego do qual gostam e tiram prazer, jogar futebol, treinam apenas umas horas por dia, jogam 90 minutos 1 vez ou esporadicamente 2 vezes por semana, ganham principescamente e são idolatrados e reconhecidos por uma imensidão de desconhecidos. Todos os adeptos têm o pleno direito de exigir que os jogadores dêem tudo em campo pelo clube que representam, sem necessidade de motivações extra, quer sejam discursos à Mourinho, quer sejam prémios de jogo.

Muitos Portugueses é que precisam de motivação extra para trabalhar, pois ganham numa vida o que certos jogadores ganham num mês, porque têm um emprego de que não gostam, porque não recebem o seu salário no fim do mês, porque trabalham 8 ou mais horas por dia, porque o seu trabalho não é reconhecido por ninguém.

Mas a realidade, é que inacreditavelmente estas prima-donas precisam de motivação para darem 100% durante escassos 90 minutos de uma semana, e quando o treinador não a consegue incutir, tem que ser removido da equação, é uma injustiça eu sei, mas é mesmo assim. Já não existem João Pintos no plantel nem o Vítor Pereira é um Robson nem muito menos um Mourinho...