terça-feira, 27 de março de 2012

Entusiasmo é uma cena que a mim não me assiste

Após mais uma jornada em que o Porto voltou a desperdiçar pontos, o meu entusiasmo e ânimo por esta equipa é cada vez menor, eu sei que estamos em segundo lugar apenas a um mísero ponto de um espectacular Sporting de Braga, e para qualquer adepto de qualquer clube seria algo assombroso, mas para mim não é, este Porto não é o 'meu' Porto.

Quem tem a paciência de visitar aqui o tasco, sabe que eu sempre defendi o treinador, mais a sua continuidade do que propriamente o seu trabalho, mas o que eu espero neste momento é que esta época acabe o mais depressa possível, este Porto está de rastos e sinceramente acho que durante toda a temporada esta equipa fez no máximo uma mão cheia de bons jogos, aqueles em que o adepto sai de barriga cheia do estádio, e acho que já estou a ser muito generoso. Não se aproveita um sector que seja, até o meio campo que tinha boas soluções e alternativas, foi delapidado em Janeiro, excepto com a entrada de um talentoso Lucho mas que já não aguenta 90 minutos.
Uma gritante falta de eficácia demonstrada pelos nosso 'avançados' e um meio campo que prefere trocar a bola entre si e acabar por perdê-la do que a passar para a frente, fica também o registo de uma defesa sem qualquer segurança e autoritarismo. 

Nem somos uma equipa de transições rápidas à Jesualdo, nem uma equipa de posse à Villas Boas, fica assim no limbo, indefinida, incoerente sem quaisquer  soluções para enfrentar e atacar um adversário de maior qualidade.

Se por um raríssimo alinhamento astral, eventualmente, hipoteticamente esta equipa for campeã eu irei festejar como festejei todos as outras vitórias em campeonatos, mas o mérito da conquista irá todo para o demérito dos nossos adversários.

Como exemplo, e eu mesmo não sendo muito adepto de estatísticas dei-me ao trabalho de verificar quantos golos o Porto sofreu esta época apenas para a 1ª liga em lances de bola parada, ou em imediatas recargas após as mesmas. Em 17 golos sofridos, 12 (70%) foram de lances de bola parada sendo três destes de grande penalidade. Tirem as vossas conclusões sobre a nossa defesa e se existirá alguém a comandá-la.

Jornada 2 - FC Porto vs Gil Vicente - Grande penalidade - João Vilela
Jornada 3 - União de Leiria vs FC Porto - Pontapé de canto - André Almeida
Jornada 3 - União Leiria vs FC Porto - Livre - Diego Gaúcho
Jornada 11 - FC Porto vs Braga - Grande penalidade - Lima
Jornada 12 - Beira Mar vs FC Porto - Livre - Zhang
Jornada 16 - FC Porto vs Guimarães - Livre - Faouzi
Jornada 17 - Gil Vicente vs FC Porto - Livre - Cláudio
Jornada 17 - Gil Vicente vs FC Porto - Grande penalidade - Cláudio
Jornada 19 - Vitória Futebol Clube vs FC Porto - Livre - Meyong
Jornada 21 - Benfica vs FC Porto - Livre - Oscar Cardozo
Jornada 21 - Benfica vs FC Porto - Pontapé de canto - Oscar Cardozo
Jornada 24 - Paços de Ferreira vs FC Porto - Pontapé de canto - Melgarejo