domingo, 4 de março de 2012

Vitória da humildade

Quando me perguntaram durante a última semana se o Porto iria ganhar na Luz a minha resposta foi sempre cinzenta, hesitante e receio, algo desmoralizadora, no fundo da minha alma de adepto acreditei sempre num bom resultado porque essa é a grande magia do futebol e da paixão que o envolve, o adepto acredita sempre, sempre, mesmo quando a equipa não corresponde ao desejado. Mas racionalmente estava convencido que iríamos ter muitas dificuldades em obter um bom resultado perante um adversário que tem bons jogadores e que jogava em casa onde normalmente é muito forte, pois, enganei-me racionalmente e acertei apaixonadamente e ainda bem que foi assim.
Um jogo bem disputado com golos e incerteza no resultado até determinada altura. Gostei da atitude dos nossos jogadores e gostei do nosso treinador, para nós adeptos que toda a época não contávamos com, passando a publicidade, 'a solução está no banco' o homem trocou-nos as voltas e efectuou substituições arrojadas a que não estávamos habituados, foi de Homem com H grande a troca de Rolando por James, e assim 'o incompetente', do Vítor Pereira para muitos Portistas mas também benfiquistas  ganhou à mega equipa do mestre da chiclete que levou uma lição de táctica e principalmente de humildade.
Estamos em primeiro lugar  com três pontos de distância, mais um para o benfica, com o melhor ataque e a melhor defesa, muito bom para um treinador incompetente...
Claro que no meio de tudo isto, o melhor mesmo foi ganhar ao benfica, porque se fosse a outro clube, eram na mesma três pontos mas não seria a mesma coisa, cada vez me convenço mais que aquela gente não sabe perder e se as pessoas que têm responsabilidade no clube têm o tipo de discurso que vimos após o jogo, é normal que a atitude dos adeptos seja um reflexo de quem os representa. 
Para quem viu a conferência de imprensa do Jesus e as declarações do Vieira, e já agora um 'diálogo' do Rui Costa com um delegado da liga, percebem perfeitamente do que estou a falar, eles bem começaram comedidos a tentar mostrar fair-play mas não se conseguiram conter e acabaram a demonstrar o que realmente são, uma cambada  de básicos, que no momento de aperto não sabem se comportar como Homens, não se responsabilizando pelos seus erros e atirando sempre mas sempre a culpa para os outros. O 'caso' do jogo no 3º golo do Porto vai ser discutido, analisado e esmiuçado durante os próximos tempos e serve perfeitamente como desculpa para a perda do 1º lugar do campeonato, obviamente que o problema não está em perder com um adversário directo, a verdade nua e crua é a perda de oito pontos em três jornadas após uma bazófia que só vista, isto é atirar areia para os olhos dos adeptos, mas a grande maioria deles merece essa areia e muito mais...