sábado, 31 de março de 2012

Jornada 25 - Obrigação cumprida





Objectivo cumprido - 3 pontos conquistados e mantida a pressão sobre os adversários directos. Ficamos à espera do resultado entre Braga e benfica, apesar de tudo, acho que prefiro que o Braga ganhe..





Algumas curtas notas sobre o jogo:

Nesta partida percebeu-se que o Porto não quis, mais uma vez, dar 45 minutos de avanço ao adversário, parece-me que impôs um ritmo mais rápido à partida e mesmo estando a vencer por 1-0 não abrandou o ritmo como em tristes jogos anteriores.

Notou-se a necessidade dos jogadores sentirem que têm os adeptos a apoiá-los, várias vezes viu-se Hulk, Sapunaru e Moutinho a pedirem o apoio do público, estes homens precisam de nós, e esta é a única forma de ajudarmos a equipa ,apoiar, apoiar e apoiar.

O Lucho mesmo estando de rastos, é um jogador de luxo, cada passe é uma obra de arte e ainda marcou um golo.

Sapunaru mostrou raça e empenho e quase marcava um golo à ponta-de-lança.

James tem uns pés de oiro, este rapazinho pode ir muito longe, o golo marcado por ele é de craque.

Relembrem-me lá quanto o Porto pagou pelo Alex Sandro ?

O que tem demais em altura o Janko tem de menos em técnica.

Cada vez me convenço mais que o benfica levou-nos a melhor na compra dos médios do Standard de Liége.

Oh Fabiano, fosgasse, vai defender pró caralh...

sexta-feira, 30 de março de 2012

Diferença mínima

O campeonato está  ao rubro com os 3 do topo separados por apenas um ponto.
Nos últimos 30 anos, apenas por 2 vezes o campeonato terminou com o primeiro separado do segundo por apenas 1 ponto de diferença, foi em 2000/01 ficando o Porto a um mísero ponto do campeão Boavista e mais recentemente em 2006/07 com a Vitória do Porto seguido do Sporting e Benfica respectivamente todos separados também pela diferença mínima.
Este campeonato vai terminar assim ? ou podemos chegar a uma situação de um empate entre primeiro e segundo ? Eu já estou por tudo, num campeonato tão atípico tudo pode acontecer, até primeiro e segundo terminarem empatados.

O Porto tem a tarefa mais árdua, pois tem, a meu ver, um calendário mais complicado que os adversários directos, mas tudo é possível. 
Fiquem com um link para um Simulador do Campeão e divirtam-se a prever quem o vai conseguir, eu já o fiz.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Apoio incondicional


Tenho lido algumas coisas aí pela blogosfera que me desagradaram profundamente, rumores de boicotes a jogos do Porto por adeptos Portistas ainda por cima no Dragão ? esta gente está doida ou infectada por algum vírus vermelho ? Caros amigos, eu sei que esta época não está fácil, somos adeptos exigentes de um clube que normalmente prima pela excelência, e quando a qualidade desce de nível ao que estamos habituados a ' pancada' é mais forte do que nos outros clubes. 

Eu também estou profundamente desgostoso com a equipa, treinador e dirigentes, mas nada justifica certas atitudes, isso é para os outros, para os adeptos dos clubes da 2º circular, esses é que estão habituados ao insulto gratuito, ao lencinho branco, aos boicotes aos jogos, às agressões e ameaças aos árbitros, nós não, temos que ser diferentes e somos diferentes. 

Não me interpretem mal pelo meu post anterior, foi um desabafo e uma constatação de factos, apenas isso, o entusiasmo não é muito mas continuarei sempre a apoiar a equipa independentemente dos resultados, isto de ser adepto de um clube não é para todos, é para quem pode, é como um casamento em que o apoio é eterno seja nos bons e nos maus momentos. Por isso, vamos lá apoiar o clube e encher o Dragão no próximo sábado e em todos os jogos até ao final deste campeonato.

terça-feira, 27 de março de 2012

Entusiasmo é uma cena que a mim não me assiste

Após mais uma jornada em que o Porto voltou a desperdiçar pontos, o meu entusiasmo e ânimo por esta equipa é cada vez menor, eu sei que estamos em segundo lugar apenas a um mísero ponto de um espectacular Sporting de Braga, e para qualquer adepto de qualquer clube seria algo assombroso, mas para mim não é, este Porto não é o 'meu' Porto.

Quem tem a paciência de visitar aqui o tasco, sabe que eu sempre defendi o treinador, mais a sua continuidade do que propriamente o seu trabalho, mas o que eu espero neste momento é que esta época acabe o mais depressa possível, este Porto está de rastos e sinceramente acho que durante toda a temporada esta equipa fez no máximo uma mão cheia de bons jogos, aqueles em que o adepto sai de barriga cheia do estádio, e acho que já estou a ser muito generoso. Não se aproveita um sector que seja, até o meio campo que tinha boas soluções e alternativas, foi delapidado em Janeiro, excepto com a entrada de um talentoso Lucho mas que já não aguenta 90 minutos.
Uma gritante falta de eficácia demonstrada pelos nosso 'avançados' e um meio campo que prefere trocar a bola entre si e acabar por perdê-la do que a passar para a frente, fica também o registo de uma defesa sem qualquer segurança e autoritarismo. 

Nem somos uma equipa de transições rápidas à Jesualdo, nem uma equipa de posse à Villas Boas, fica assim no limbo, indefinida, incoerente sem quaisquer  soluções para enfrentar e atacar um adversário de maior qualidade.

Se por um raríssimo alinhamento astral, eventualmente, hipoteticamente esta equipa for campeã eu irei festejar como festejei todos as outras vitórias em campeonatos, mas o mérito da conquista irá todo para o demérito dos nossos adversários.

Como exemplo, e eu mesmo não sendo muito adepto de estatísticas dei-me ao trabalho de verificar quantos golos o Porto sofreu esta época apenas para a 1ª liga em lances de bola parada, ou em imediatas recargas após as mesmas. Em 17 golos sofridos, 12 (70%) foram de lances de bola parada sendo três destes de grande penalidade. Tirem as vossas conclusões sobre a nossa defesa e se existirá alguém a comandá-la.

Jornada 2 - FC Porto vs Gil Vicente - Grande penalidade - João Vilela
Jornada 3 - União de Leiria vs FC Porto - Pontapé de canto - André Almeida
Jornada 3 - União Leiria vs FC Porto - Livre - Diego Gaúcho
Jornada 11 - FC Porto vs Braga - Grande penalidade - Lima
Jornada 12 - Beira Mar vs FC Porto - Livre - Zhang
Jornada 16 - FC Porto vs Guimarães - Livre - Faouzi
Jornada 17 - Gil Vicente vs FC Porto - Livre - Cláudio
Jornada 17 - Gil Vicente vs FC Porto - Grande penalidade - Cláudio
Jornada 19 - Vitória Futebol Clube vs FC Porto - Livre - Meyong
Jornada 21 - Benfica vs FC Porto - Livre - Oscar Cardozo
Jornada 21 - Benfica vs FC Porto - Pontapé de canto - Oscar Cardozo
Jornada 24 - Paços de Ferreira vs FC Porto - Pontapé de canto - Melgarejo


sábado, 24 de março de 2012

Uma semana

Uma semana em que a taça da liga passou a ser carta fora do baralho, não há desculpas para que toda a energia e concentração da equipa estejam focadas para a revalidação do Campeonato nacional, o jogo com o Paços de Ferreira é já amanhã e não há que vacilar, vencer, vencer e vencer é palavra de ordem. 

Uma semana de parvoíces envolvendo uma música infantil cantada e ensinada a crianças lá para os lados da Ericeira por uma professora que parou no tempo e que aparentemente julga viver há umas décadas atrás em que política, religião e clubismos eram instigados nas mentes dos mais jovens. Sra. professora, Portugal ainda tem algo de futebol, mas cada vez menos de fátima e fado e muito menos de benfica.

Uma semana da primeira derrota do Braga em muitos jogos frente a um aguerrido Gil Vicente, que apesar de ter ocorrido no desempate por grandes penalidades  e com a ajuda de outro frango oferecido pelo Quim, é uma vitória e valeu à equipa do Fiúza uma final na taça da cerveja.

Uma semana de mais um empate da mega, super equipa num jogo em que ao contrário do usual e promulgado por lei terminou com 10 jogadores após uma correcta expulsão de Aimar, clara para todos excepto para o bronco do seu treinador, aliás este ser mascador de chicla assenta que nem uma luva ao clube que treina, um casamento perfeito.

Uma semana em que, e mais uma vez  a designada verdade desportiva tão badalada pelo clube da águia é posta em causa pela constatação das obstruções tão bem ensinadas pelo mestre da chicla aos seus pupilos. Obstruções essas, porque é disso que se tratam, imponentemente feitas jogo após jogo e bem lembradas pelo FC Porto e seu treinador, pecando apenas, a meu ver, por serem tardias.

domingo, 18 de março de 2012

Mais uma...



Apesar de neste blog se publicar essencialmente notícias, desabafos, queixas, teorias, idiotices do autor sobre futebol, acima de tudo este blog é sobre o clube, e sendo assim não poderia deixar de expressar o meu orgulho e de endereçar o meu obrigado à nossa equipa de basquetebol que acabou de conquistar mais uma taça de Portugal, a 13º que vai direitinha para o futuro museu do clube. Numa final nem sempre bem jogada mas bem disputada o FC Porto venceu a Académica por 58-47 no pavilhão multiusos de Fafe.
Bravo... continuem sempre assim, com raça, determinação, e orgulho nas cores que ostentam...

sexta-feira, 16 de março de 2012

Obrigado capitão


Quando o melhor jogador em campo de um  jogo do FC Porto é o seu guarda-redes, está tudo dito. Que bosta de jogo, desculpem lá o desabafo, será que a equipa já estava com a cabeça no jogo para a liga da carica ? é que essa taça não interessa para nada, deixem-na para os outros e concentrem-se no campeonato.

quarta-feira, 14 de março de 2012

100%


Ao ler um excelente post no Porta19 sobre uma situação ocorrida há uns anos atrás no estádio das Antas, muito bem recordada pelo Jorge, veio-me à mente algumas linhas que li em blogs Ingleses afectos ao Chelsea pela altura da saída do André, encontrando alguns paralelismos com a situação do actual treinador do Porto.

É verdade que a SAD cometeu um erro crasso no início da época ao não acautelar a saída do Falcao e que a saída do André aconteceu num momento crucial da época, também é um facto que por várias vezes o treinador teve más decisões no escalonamento da equipa e só isto explica os maus resultados que a equipa tem acumulado, mas não explica tudo, e não explica principalmente o que se passou no último jogo e em outros tantos ao longo da época em que a equipa não funcionou durante meia parte, o que nos valeu a perda de preciosos pontos.

Existem muitos Portistas que estão contra o treinador, e que o consideram o único responsável pelos maus resultados da equipa de futebol, mas nesta situação em concreto apenas o poderão culpar por não conseguir motivar os jogadores, mas pergunto eu, será que o treinador tem a obrigação de motivar os jogadores ? Eu acho que não, os jogadores profissionais de futebol são das pessoas mais privilegiadas na nossa sociedade, têm um emprego do qual gostam e tiram prazer, jogar futebol, treinam apenas umas horas por dia, jogam 90 minutos 1 vez ou esporadicamente 2 vezes por semana, ganham principescamente e são idolatrados e reconhecidos por uma imensidão de desconhecidos. Todos os adeptos têm o pleno direito de exigir que os jogadores dêem tudo em campo pelo clube que representam, sem necessidade de motivações extra, quer sejam discursos à Mourinho, quer sejam prémios de jogo.

Muitos Portugueses é que precisam de motivação extra para trabalhar, pois ganham numa vida o que certos jogadores ganham num mês, porque têm um emprego de que não gostam, porque não recebem o seu salário no fim do mês, porque trabalham 8 ou mais horas por dia, porque o seu trabalho não é reconhecido por ninguém.

Mas a realidade, é que inacreditavelmente estas prima-donas precisam de motivação para darem 100% durante escassos 90 minutos de uma semana, e quando o treinador não a consegue incutir, tem que ser removido da equação, é uma injustiça eu sei, mas é mesmo assim. Já não existem João Pintos no plantel nem o Vítor Pereira é um Robson nem muito menos um Mourinho...

sábado, 10 de março de 2012

2 x 45 minutos

Já que o treinador, aparentemente não consegue explicar isto aos jogadores, existe alguma alma caridosa que explique a estes 'profissionais' que um jogo de futebol de 11 tem duas partes, ambas de 45 minutos....
É que já começa a meter nojo estas primeiras partes do Porto, não foi um nem dois nem três os jogos desta época  em que foram dados 45 minutos de bandeja ao adversário.
Sinceramente, de todos os jogos que faltam para acabar a época, este era mesmo para ganhar, se com este foi assim, o que dizer dos confrontos com Paços de Ferreira, Braga, Sporting, Nacional e Marítimo...
Esta equipa de jogadores quer ser campeã ou nem por isso... Não entendo, e acredito que vocês todos também não.

domingo, 4 de março de 2012

Vitória da humildade

Quando me perguntaram durante a última semana se o Porto iria ganhar na Luz a minha resposta foi sempre cinzenta, hesitante e receio, algo desmoralizadora, no fundo da minha alma de adepto acreditei sempre num bom resultado porque essa é a grande magia do futebol e da paixão que o envolve, o adepto acredita sempre, sempre, mesmo quando a equipa não corresponde ao desejado. Mas racionalmente estava convencido que iríamos ter muitas dificuldades em obter um bom resultado perante um adversário que tem bons jogadores e que jogava em casa onde normalmente é muito forte, pois, enganei-me racionalmente e acertei apaixonadamente e ainda bem que foi assim.
Um jogo bem disputado com golos e incerteza no resultado até determinada altura. Gostei da atitude dos nossos jogadores e gostei do nosso treinador, para nós adeptos que toda a época não contávamos com, passando a publicidade, 'a solução está no banco' o homem trocou-nos as voltas e efectuou substituições arrojadas a que não estávamos habituados, foi de Homem com H grande a troca de Rolando por James, e assim 'o incompetente', do Vítor Pereira para muitos Portistas mas também benfiquistas  ganhou à mega equipa do mestre da chiclete que levou uma lição de táctica e principalmente de humildade.
Estamos em primeiro lugar  com três pontos de distância, mais um para o benfica, com o melhor ataque e a melhor defesa, muito bom para um treinador incompetente...
Claro que no meio de tudo isto, o melhor mesmo foi ganhar ao benfica, porque se fosse a outro clube, eram na mesma três pontos mas não seria a mesma coisa, cada vez me convenço mais que aquela gente não sabe perder e se as pessoas que têm responsabilidade no clube têm o tipo de discurso que vimos após o jogo, é normal que a atitude dos adeptos seja um reflexo de quem os representa. 
Para quem viu a conferência de imprensa do Jesus e as declarações do Vieira, e já agora um 'diálogo' do Rui Costa com um delegado da liga, percebem perfeitamente do que estou a falar, eles bem começaram comedidos a tentar mostrar fair-play mas não se conseguiram conter e acabaram a demonstrar o que realmente são, uma cambada  de básicos, que no momento de aperto não sabem se comportar como Homens, não se responsabilizando pelos seus erros e atirando sempre mas sempre a culpa para os outros. O 'caso' do jogo no 3º golo do Porto vai ser discutido, analisado e esmiuçado durante os próximos tempos e serve perfeitamente como desculpa para a perda do 1º lugar do campeonato, obviamente que o problema não está em perder com um adversário directo, a verdade nua e crua é a perda de oito pontos em três jornadas após uma bazófia que só vista, isto é atirar areia para os olhos dos adeptos, mas a grande maioria deles merece essa areia e muito mais...