segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobrevivente ou convincente ?

Duas vitórias consecutivas no espaço de uma semana após o inferno decorrente da eliminação para a Taça de Portugal superaram as minhas melhores expectativas e acredito a da maioria dos adeptos Portistas, o último jogo com Shakthar já foi um sinal de que algo estava a mudar e o jogo de ontem com o Braga confirmou que este é um Porto pelo menos renascido do marasmo em que se encontrava. Hulk esteve em brasa e Defour fez um excelente jogo.



No entanto nem tudo são rosas, aquela aflição no final do jogo com o encaixe no bucho de dois golos foi um sinal que a equipa não está ao nível do que nos habituou, a defesa também continua uma lástima, mas mesmo assim com todas estas limitações a equipa mantém-se em 1º lugar, com o melhor ataque a segunda melhor defesa da 1ª liga, e ainda com a possibilidade de passar aos oitavos de final da liga dos Campeões, o nível de exigência do adepto Portista é efectivamente muito elevado.

A atitude dos jogadores é completamente diferente e quando aqui afirmei que muito difícilmente Vítor Pereira sobreviveria pois os jogadores não desempenhavam o seu papel, estava enganado, e ainda bem, alguém deu um murro na mesa e lhes abriu os olhos.

A arbitragem foi lastimável, um golo limpinho anulado e uma série de faltas erradamente assinaladas, então com o cebola foi de bradar aos céus, o Artur Dias deve ter uma implicação com o Uruguaio, tal foi a dualidade de critérios sempre que o cebola era um dos intervenientes na jogada. Este ano como a lampionagem segue em segundo lugar com os mesmos pontos do Campeão já não existe corrupção e más arbitragens apenas para a lagartada pois esses sempre que perdem é sempre por culpa do árbitro, nada a que não estejamos já habituados.

Será este Porto apenas um sobrevivente ou já um Porto convincente ? Hoje, ao ouvir o Freitas Lobo no jogo jogado, único programa cá do burgo que oiço sobre futebol, ele dizia algo parecido com isto: que este Porto está no meio entre a equipa de transições rápidas de Jesualdo e a de posse de Villa Boas, e esta indefinição no modelo de jogo imposta pelo Vítor para lhe dar um cunho pessoal é que está a causar os problemas na equipa. Será verdade ? o homem é capaz de ter alguma razão e apesar das críticas que muitos lhe fazem, acho-o uma das pessoas mais conhecedoras do nosso futebol, muito acima de um Tadeia, de um Manha e já agora, porque está na moda, de um Valdemar Duarte.

Com transições rápidas, posse ou uma salada de frutas das duas venha o Zenit para lhe mostrarmos o fogo do Dragão.