segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Adepto, esse animal irracional.

O adepto é assim, fiel até à morte, intransigente na sua fé, emotivo, fervoroso, inconstante, não existe ser à face da terra que vibra mais com as conquistas do seu clube e ao mesmo tempo que se desiluda mais com as suas derrotas, sem qualquer contra-partida o adepto é o mais puro dos apoiantes.

No meio desta amálgama de emoções tem forçosamente que haver irracionalidade e loucura, e essas surgem sempre nos momentos de maior adrenalina, nas vitórias e nas derrotas, nos golos, nas decisões do árbitro e do treinador, ou na entrada mais dura do jogador adversário, é impossível escondê-las.

Vem este palavreado a propósito do actual momento do nosso amado clube e do comandante das nossas tropas. Eu, confesso-me, como adepto irracional também 'enlouqueci' no último jogo do Porto.

Nestes últimos dias muitas críticas sobre o Vítor surgiram na blogosfera, nas conversas de café e na comunicação social. E agora, passado algum tempo, que esta loucura custa a passar e um gajo não é de ferro, chego à conclusão que muitas delas são injustas.

O Porto ganhou a super taça, está em 1º lugar no campeonato e na liga dos campeões, o que se pode pedir mais ? uma humilhação aos lampiões ? era bom mas não se pode ter tudo e não se esqueçam que ainda teremos essa oportunidade na segunda volta.
O homem tomou algumas decisões erradas, acusou a pressão do clássico, ainda não acertou com o onze base para esta época, verdade, mas há que dar-lhe alguma margem de manobra, aguardar mais algum tempo e meter um bocadinho de sanidade nestas nossas cabeças.

Vítor, estou contigo homem, pelo menos até ao meu próximo ataque de loucura...